Investimos e apoiamos iniciativas sinérgicas à nossa atuação. Nesse sentido, criamos, incubamos e incentivamos soluções de impacto capazes de alavancar mudanças sociais profundas, e produzimos conhecimento aplicado sobre educação pública e desenvolvimento de lideranças.

Projetos e organizações de impacto

No ano de 2023, colaboramos com o alinhamento das estratégias estaduais e municipais de alfabetização na educação e expandimos programas de desenvolvimento de lideranças, com o objetivo de promover conexões, diálogo e troca de boas práticas para avançar nas mudanças que o Brasil precisa.

Em paralelo, investimos em soluções inovadoras, como ferramentas baseadas em inteligência artificial, para proporcionar uma educação mais personalizada e de alta qualidade. E produzimos dados que embasaram a atuação do nosso time, parceiros e gestores externos, incluindo pesquisas sobre a presença de mulheres e pessoas negras em cargos de liderança, e sobre a relação entre qualidade da educação e crescimento econômico.

Mobilizamos redes de organizações e lideranças que buscam soluções coletivas para enfrentar os desafios complexos da sociedade brasileira. Para isso, promovemos o diálogo entre diversas perspectivas, incentivando a troca de ideias e experiências.

Colaborar para transformar

Em 2023, demos passos significativos em torno de iniciativas que, a partir do diálogo, da troca de conhecimentos e experiências e da articulação entre si e outros atores, contribuíram significativamente para o avanço justo do país.

Por um lado, expandimos a Rede de Líderes da Fundação Lemann, conectando mais de 700 pessoas. Estendemos a parceria VAMOS para 12 estados; e intensificamos o enfoque na temática da educação para relações étnico-raciais, por meio da Aliança pela Alfabetização.

Destacamos também os importantes avanços do Governo Federal em políticas públicas estruturantes, como a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC), o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a edição do Decreto de Cotas para pessoas negras nas posições de liderança do Executivo Federal.