Organização associada
Coinvestidores

Educação e saberes tradicionais como alicerces socioambientais

O programa Plantar, desenvolvido pela Motriz (organização que nasceu da fusão entre Instituto Gesto e Vetor Brasil), com nosso apoio e em colaboração com as secretarias de educação municipais, implementa um modelo educacional centrado na região amazônica, visando o desenvolvimento integral dos alunos. A iniciativa promove práticas sustentáveis e reconhece a importância da diversidade cultural e dos saberes tradicionais.

Em 2023, conduzimos uma pesquisa com mais de 14 mil estudantes do 6º ao 9º ano para compreender seus conhecimentos, práticas e sentimentos em relação à Amazônia:

62%
dos alunos não reconhecem os desafios ambientais do seu entorno ou não se sentem aptos a ajudar a resolvê-los;
37%
acreditam que precisam deixar a Amazônia para alcançar seus sonhos profissionais, o que demonstra a importância de promover práticas que integrem educação e sustentabilidade.

Realizamos, também, projetos pilotos com foco na conexão entre a escola e a floresta, incorporando as aspirações profissionais e realidades locais dos alunos.

Salas Florestais

O projeto promoveu o uso de sistemas agroflorestais como ambiente educativo, conectando os estudantes ao seu território e incentivando meios de vida sustentáveis através do ensino-aprendizagem. Sete escolas rurais e 18 professores foram capacitados e orientados para utilizar esse recurso.

Guardião da Floresta

Com foco no protagonismo juvenil, o projeto capacitou 30 professores e técnicos educacionais e envolveu 64 alunos do Ensino Fundamental II, preparando-os como agentes de mudança ambiental. Dezesseis escolas rurais e comunidades ribeirinhas participaram ativamente dos projetos.

Bioeconomia e Currículo

O projeto envolveu 221 estudantes em oficinas destinadas a mapear as intersecções entre as aspirações profissionais dos jovens e o potencial econômico sustentável de suas regiões. O objetivo foi ajustar políticas educacionais para impulsionar o interesse dos alunos em carreiras sustentáveis no futuro.