Impacto da educação no crescimento do país

Estudo conduzido pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP), em parceria com a Fundação Lemann, mostra que o retorno do investimento em educação é mais significativo em nações com renda mais baixa.

Principais achados:

• O aumento nas notas em testes padronizados internacionais, como o PISA, está relacionado a um crescimento adicional de 1 a 2,2 pontos percentuais no PIB per capita anual.
  • O aprimoramento do ensino básico nos municípios brasileiros resulta em ganhos expressivos na geração de empregos entre jovens.
  • O capital humano desempenha um papel crucial na explicação das disparidades de crescimento econômico entre os países.
  • A escolaridade está associada à produtividade e explica boa parte da diferença de renda entre os trabalhadores.